quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Copa São Paulo - Santo André é tradição!

Começa amanhã mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. Nesse ano, a sede do Ramalhão será em Bauru, juntamente com as equipes do Noroeste, Flamengo do Rio de Janeiro e Aquidauanense do Mato Grosso do Sul.

Foto: Santo André x Botafogo
Os jogos serão disputados no Estádio Dr.Alfredo de Castilho, tradicional casa do Noroeste. O estádio fica na Rua Benedito Eleotério, Quadra 03, s/n – Vila Pacífico. Para chegar no estádio basta pegar a saída 339B da Rodovia SP300 - Marechal Rondon. Esta saída é a da Avenida Nações Unidas. Depois pegar a Avenida Duque de Caxias até a Venceslau Brás.


O time Andreense seguiu para a cidade hoje, onde fica concentrado até a estréia amanhã, no segundo jogo do dia, contra o Flamengo, a partir das 16h00. O jogo tem previsão de transmissão da ESPN Brasil e Sportv.


Novamente o torneio classifica somente o primeiro de cada chave para a próxima fase, além dos seis melhores segundos colocados.

O Santo André tem algumas marcas curiosas na Copinha. Em 2004, pelas Oitavas de final, quando o Estádio Municipal Bruno José Daniel era uma das sedes, o time Andreense eliminou o Botafogo na cobrança de pênaltis pelo placar incrível de 13 a 12. Ao todo foram 26 cobranças de pênaltis, onde se destacou a estrela de Junior Costa, hoje titular na Sampdoria, que defendeu duas cobranças do Botafogo.

Giva, ou Givanildo em 2010
Outra curiosidade é que o time Andreense detém o recorde de gols em uma mesma partida, acontecida em 2010, quando na sede de Indaiatuba, o time Andreense na época comandado pelo técnico Baroninho goleou o Santana do Amapá por 14 a 0. O destaque do jogo foi Givanildo Pulgas, ou Giva, que posteriormente foi campeão da Copa São Paulo pelo Santos, equipe que joga até hoje.

A melhor participação e o grande destaque do Santo André foi em 2003, onde após vencer o Palmeiras nos pênaltis, a equipe Andreense se sagrou campeã da Copa São Paulo. Na lista dos heróis estão Junior Costa, Richarlysson, Gabriel, Alex Bruno, Nunes, Denni, Tassio, etc..

Time de 2003
Após uma primeira fase perfeita, com três vitórias, a se destacar a goleada sobre o São Paulo pelo placar de 4 a 2, o Santo André eliminou o Botafogo nas oitavas de final pelo placar de 1 a 0. Nas quartas, vitória sobre o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2. As duas semi finais foram jogadas no Bruno José Daniel, sendo que no primeiro jogo, o Palmeiras derrotou a Inter de Limeira pelo placar de 7 a 1, enquanto no jogo de fundo, o Santo André se garantia na final ao derrotar o Vasco da Gama pelo placar de 2 a 0.

Para o jogo final no Pacaembu, a expectativa era somente da vitória do Palmeiras. O Palmeiras chegou a abrir uma vantagem de dois a zero no placar, mas a equipe Andreense mostrou força e foi buscar o empate. Ao final, disputa por pênaltis e vitória e título histórico do Ramalhinho.

A base Andreense enfraqueceu nos últimos anos. A algum tempo a cidade de Santo André não é mais a sede dos jogos, o que acabou colaborando com as fracas campanhas que o time tem feito.

A expectativa desse ano não parece das melhores. A base é praticamente a mesma do ano passado, quando o time disputou o Paulista sub 20 e não colheu bons resultados. A se destacar inicialmente o goleiro Guilherme, que vai para a sua terceira Copa São Paulo defendendo as cores do Santo André, conforme observado pelos leitores deste blog, além de Lucas Gomes, que se destacou no Paulistão.

Aliás Guilherme disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011 como atleta do América-SP com apenas 16 anos. Antes disso, com 15 anos em 2009 disputou o Paulistão da Segunda Divisão sub 20 pela equipe de José Bonifácio. (colaborou Kennedy Mota).



Estaremos amanhã na transmissão via twitter @ramalhonautas. Acompanhe a campanha do Ramalhinho nesse espaço!

Marcelo Alves Bellotti

2 comentários:

  1. o guilherme ja vai para a 4º copa são paulo

    2011 com america SP
    2012 SANTO ANDRE
    2013 SANTO ANDRE
    2014 SANTO ANDRE

    ResponderExcluir
  2. Merecia citação a grande campanha de 2000, que revelou o atacante Adauto com ótimos jogos no Brunão. Pena não ter sido campeão....é como a Copa de 82, o Ramalhão de 1997...

    Gearldo Dias

    ResponderExcluir