quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carta de um Andreense

Esporte Clube Santo André, nascido de uma ideia de profissionalização de um time para representar a cidade no futebol profissional, pensa fazer apenas 19 jogos profissionais em 2015 e de maneira simples não participar de nenhuma competição além do campeonato.

Peço a vocês dirigentes, que repensem essa decisão, que coloquem um time em campo para representar a cidade de Santo André em um torneio que o time tem o direito de participar, a Copa Paulista.

Sei que o torneio não é rentável, são viagens intermináveis pelo interior do estado, em campos praticamente vazios e manter um elenco custa caro. Sei que o time hoje conta seu prejuízo pela participação na série A2, sei que o fato do time estar sem estádio, pela interminável obra do Bruno José Daniel, sei também que o fato do torneio não classificar o time para a série D são motivos suficientes para dar suporte a decisão dos senhores.

Mas peço que reflitam para a razão da existência do clube, da razão pela qual ele foi criado. O Santo André deve sempre representar a cidade nos torneios que tem a oportunidade de participar. Abrir mão dessa participação significa renunciar ao direito de representar a cidade no profissionalismo.

Abrir mão de disputar um campeonato pode ser uma decisão justificável, desde que haja outro campeonato a participar. Caso contrário o time perde o sentido da sua existência. De que vale um time de futebol, que não se digna a praticar o futebol para seus torcedores?

Sei que são poucos os torcedores que vão ao estádio, que eles vaiam o time quando ele joga mal, que pressionam jogadores no vestiário. Isso é torcer, senhores, é a maior prova de amor a um time de futebol. O cara vai ao jogo, xinga, chora e grita e no jogo seguinte está lá novamente, disposto a xingar, chorar e gritar.

Ir ao estádio ver um jogo do Santo André é a oportunidade de rever amigos, de poder gritar na arquibancada todo o orgulho de morar nessa cidade, de fazer parte desse clube, dessa história gloriosa. É isso que os senhores querem retirar de mim, em nome de razões que ao seus olhos podem até fazer sentido, mas que para quem vive de futebol, que se alimenta da paixão pelo seu time e pelo orgulho de vê-lo entrar em campo, não existirão explicações plausíveis

Tenho observado o time se definhando aos poucos desde 2010, com rebaixamentos sucessivos, perdendo seu estádio, tudo colaborando para desprender o time da sua cidade. O estádio municipal é um lixo, vitimado por brigas políticas intermináveis, o time saiu das mãos da empresa que o administrava, parecíamos ter chegado ao fundo do poço.

Em 2015, coube as autoridades da prefeitura municipal, que não conseguem terminar uma obra simples e cumprir seu próprio cronograma e ao presidente do Esporte Clube Santo André, provar a todos que existe mais espaço para cairmos. Fechar o clube no segundo semestre! Peço aos senhores que pensem, antes de tirar de mim a alegria de ver meu time em campo, representando a cidade que eu amo.

Marcelo Alves Bellotti

2 comentários:

  1. Sem palavras...é como jogar a história do clube e minha história como torcedor no lixo, minhas memórias ...e quantas alegrias tive assistindo o Ramalhão...desde os anos 80, tempo bom que não volta mais...o time na segunda divisão e o estádio lotado...o público vinha, participava, depois vieram os anos 90, foram difíceis, sem tantas glórias, mas bem melhor que hoje, pois ainda participávamos do paulista e do brasileiro todo ano independente da divisão...começamos depois os anos 2000, e aquele memorável jogo de acesso contra o ituano em 2001, copa SP de juniores, copa do brasil..chegamos a libertadores...!!!!...depois campeão moral do paulistão perdendo roubado para o Santos...um clube que disputou 5 vezes a copa do Brasil..e de repente veio o abandono, o descaso....o que nos restará?....apenas o passado?..o que será de nosso futuro?...o mesmo de muitos clubes que estão fechando as portas como o União São João?....esperemos que não....

    ResponderExcluir
  2. Pequeno ramalhão, está acabado KKKKKKKKKKKK sorte do ABC que temos forças na série A-1 como o Grande São Bernardo e agora o novo Agua Santa, e por um pontinho não tinhamos o trio de ferro, sorte ao azulão!!! ano que vem não passa!!!! e ai teremos os maiores e mais tradicionais na série principal e um novato que irá dar trabalho

    ResponderExcluir