quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ricardo Goulart, a jóia rara da base do Ramalhão

Um dos destaques das três últimas edições do Campeonato Brasileiro, o atacante Ricardo Goulart, hoje no Cruzeiro e formado na base do Ramalhão vem sendo a principal revelação da base andreense nos últimos anos. Essa base que a partir do final da década de 90 e os anos 2000 que fizeram com que o time Andreense se sagrasse campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores. 

Goulart teve uma participação muito boa na base do Ramalhão. Descoberto pelo Baroninho, o jogador aos poucos foi se destacando pela facilidade de marcar gols. Hoje, ao analisarmos seu desempenho, vemos que ele se destaca pelas finalizações e pelos gols, não sendo o seu forte as assistências. 

Como definidor de jogadas teve um início muito destacado no torneio Cittá de Torino, disputado na Italia, onde o time Andreense foi derrotado na semi final para o santos com dois gols de Paulo Henrique Lima, hoje no São Paulo.



Depois do torneio, a estréia no time profissional não foi a esperada. Em 2009 o time fez uma campanha regular no Paulistão, quando Goulart apareceu pela primeira vez e já marcou seu primeiro gol contra o Ituano, mas pelo fato do time disputar a série A do brasileiro, a estratégia adotada foi a de contratações de nomes para o meio campo e ataque, impossibilitando uma sequência de jogos, além da ótima fase de Junior Dutra, que subia também da base e geralmente figurava no time titular.

Com o rebaixamento em 2009 e a contratação um novo técnico e uma nova diretoria, foi formado um elenco muito forte, baseado em nomes como Bruno Cesar e Rodriguinho, que já estavam no clube um ano antes. Ainda assim, Ricardo Goulart não teve muitas oportunidades, sendo preterido pelo meia Pio, quando ocorreu a contusão de Branquinho. Mas Ricardo Goulart deixou sua marca no time que se sagrou vice campeão Paulista, com um gol em Presidente Prudente contra o Grêmio Barueri (em meio a mudança de nome para Grêmio Prudente). 

No final do campeonato, veio um empréstimo ao Inter de Porto Alegre e a partir daí todos conhecem. Ainda hoje, Clemer e toda a base do Inter afirmam ter formado o jogador alegando que trabalhou o jogador na sua base quando ele chegou do Ramalhão.

Hoje, Ricardo Goulart é apontado como um jogador moderno. Eficiente na marcação, com um poder de finalização muito bom e goleador, garantiu prêmios como o melhor meia da seleção da CBF, Bola de Prata como melhor meia da revista Placar e Bola de Ouro do campeonato brasileiro de 2014. Um fato que deve servir de estímulo a todos os jogadores da base Andreense. O trabalho da base pode não ser o mesmo de estruturas enormes como as dos times de maior torcida, tudo vai depender da maneira como os jogadores encaram seus desafios. 

Parabéns Ricardo Goulart, #BasedoSantoAndré... pela Bola de Ouro.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário