domingo, 27 de abril de 2014

Categorias de Base: Times em campo no Brunão

No sábado teve sequência a segunda rodada do Campeonato Paulista sub 15 e Sub 17 com os jogos entre Santo André x Nacional. As partidas marcaram a estréia do Ramalhinho em casa e foram disputados no Estádio Municipal Bruno José Daniel.

O público, que geralmente nessas categorias é diferenciado, compareceu até em um pequeno número no Estádio. Se considerarmos o movimento de carros nas imediações do Bruno, não deixou nada a desejar dos jogos do Paulistão da Série A2 (os guardadores de carro que não me ouçam).

Em campo o sub 15 pareceu ainda sentir muito o início de trabalho. Lembrando que a base do Ramalhão começou do zero nesse ano, no ano passado o Ramalhão só foi representado na base pela sua equipe sub 20. O time comandado pelo técnico Eduardo Garcia de Souza tomou um gol na primeira etapa e passou o segundo tempo todo em cima do seu adversário em busca do empate.

O time do Ramalhinho de tanto criar acabou em uma falha do goleiro do Nacional tendo uma penalidade ao seu favor, mas desperdiçou a chance do empate. No final, mesmo jogando com quatro atacantes e pressionando muito o adversário, o time Andreense não conseguiu chegar ao empate.

Acompanho de perto as Categorias de Base do Santo André e dos demais clubes e tenho notado uma mudança radical no tratamento dispensado aos meninos, mesmo quando falamos de categorias menores. O comportamento mudou e muito. Em certo momento, quando o Santo André pressionava o Nacional buscando o gol de empate, o técnico do Nacional que estava prestes a fazer uma substituição deu uma ordem clara ao seu atleta... "Cai!" ele desabou no chão e não saiu de maca, mas amparado por seu companheiro, em uma simulação que rendeu minutos preciosos. Em outro momento, em uma dividida na frente do juiz, um empurrão do jogador andreense acima do peito do jogador do Nacional e ele colocou as mãos no rosto e caiu no chão, simulando uma agressão. O árbitro advertiu o jogador do time da capital com um cartão amarelo, que foi questionado pelo banco de reservas do Nacional.

Sei que os tempos são outros, mas enfim! Fica o registro, sem qualquer juízo de valor. No final, o Nacional venceu a partida pelo placar de 1 a 0.

O sub 17 fez um jogo morno, sem muitas emoções. Uma bola na trave no começo do jogo em uma bela cobrança de falta dava a sensação de um grande jogo. Mas aos poucos o Nacional foi equilibrando as ações e em alguns momentos teve o domínio do meio campo, criando algumas jogadas de gol.

Mas o gol não saiu e no final um empate sem gols marcou a estréia do sub 17 no Brunão. A próxima rodada marca o jogo entre Corinthians e Santo André, que será disputado no Estádio Antônio Soares de Oliveira em Guarulhos e tem transmissão prevista pela Rede Vida, somente do Sub 17. Os jogos tem início as 9:00 com o sub 15 e as 10:45 no sub 17. 

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário