sábado, 14 de dezembro de 2013

Homenagem a Albertinho...

Alberto Marques ou simplesmente Albertinho foi um lateral esquerdo que ajudou na formação do Santo André Futebol Clube. Albertinho foi forjado no futebol amador em Santo André. Lateral de grande potencial era uma grande aposta que surgia da Liga Andreense. 

O futebol profissional em Santo André nasceu de uma união dos times amadores da cidade. Por iniciativa do Sr. Wigand Rodrigues dos Santos, cada time amador indicou um jogador para a formação da nova equipe. Alberto foi o indicado do futebol amador em Paranapiacaba.
Participou do primeiro jogo treino, no estádio Julio Pignatari, no campo da Laminação. Os jogadores indicados pela Liga Andreense se apresentaram ao técnico Manga e lá estava o lateral Albertinho.

Estava presente também no primeiro amistoso não oficial do Santo André, no dia 13/03/1968 na vitória de 3 a 1 contra o Saad, na primeira partida internacional do Santo André, contra a Seleção do Congo (vitória pelo placar de 1 a 0) disputada no dia primeiro de Maio de 1968.

Foto: Primeiro treino do Santo André FC
Marcou a história do Santo André, participando do primeiro jogo oficial do time, disputado no dia 08/04/1968 contra o Santos, partida que marcou a vitória Andreense sobre o time Santista pelo placar de 2 a 1, disputada no Estádio Américo Guazzelli. Outro momento marcante foi a participação na inauguração do Estádio Municipal (Hoje Bruno José Daniel) na derrota para o Palmeiras pelo placar de 4 a 0.

Albertinho se despediu do futebol e abriu um estabelecimento comercial na Vila de Paranapiacaba, onde exibia com orgulho as fotos dos bons tempos de Santo André Futebol Clube.

Foto:1968
Um grande contador de Histórias, Albertinho viveu grandes momentos que contribuíram para a formação do Esporte Clube Santo André. 

Em dezembro de 2012, Alberto Marques ou Albertinho, ou simplesmente Betinho, como sua esposa, Dona Cida o tratava, encerrou a sua passagem por esse mundo. O seu coração Andreense parou de bater e ficou a história de um jogador que ajudou a formar a história do que hoje é o Esporte Clube Santo André.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário