quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O Santo André e sua Copa do Mundo

Estamos no mês de dezembro e o Santo André se prepara e segue seu planejamento para a disputa do Campeonato Paulista da série A1, seu único torneio anual desde 2015. Nesse período temos então 21 jogos em 2015, 24 em 2016, quando participou do octogonal final, sagrando-se campeão da A2 e 18 jogos em 2017.

Como o Campeonato Paulista é um torneio jogado sempre em tiros curtos de janeiro a maio, temos então uma Copa do Mundo para o Ramalhão. Em 2018, por ser ano de Copa do Mundo, o início do Paulistão foi antecipado para a terceira semana de Janeiro.

Esse ano então teremos um campeonato começando em uma quarta-feira, provavelmente a noite, sem muito apelo popular, em meio a uma disputa de Copa São Paulo. A primeira fase será  disputada no período de 17 de Janeiro a 11 de Março, totalizando 53 dias de torneio com um jogo a cada 4 dias.

Para essa maratona, o Ramalhão vem se reforçando com nomes experientes, buscando mesclar com a base, que poderá ainda estar disputando a Copa São Paulo. Acredito que para a disputa dessa verdadeira Copa do Mundo, o Ramalhão deve priorizar jogadores que não estejam voltado de contusão, ou parados há muito tempo.

Os anos anteriores devem então servir como aprendizado. Em 2014 o time perdeu Diogo Orlando, contundido no meio do campeonato. Em 2015 foi Rodriguinho, em 2016, tanto Branquinho quanto Luciano Sorriso sofreram quanto ao condicionamento físico.

O time do Ramalhão busca uma vaga na série D do Brasileirão de 2019, já que em 2018 temos definidos até o momento as equipes do Mogi Mirim (rebaixada da série C), além de Ferroviária (Campeã Copa Paulista), Linense, Mirassol e Novorizontino.

A expectativa é que para o ano de 2018, os torcedores do Ramalhão possam ter um time que represente a cidade no futebol profissional o ano todo, em todas as competições possíveis, como idealizava um de seus fundadores, o saudoso Wigand Rodrigues dos Santos.

Marcelo Alves Bellotti

Um comentário:

  1. Addition arrangements are your innovative-sequence random to speak what credos foremans key your “fit” for a scrupulous credo, so provide them your conspicuous step. Desentupidora em Pinheiros

    ResponderExcluir