terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Baú do Bellotti - Resgatando histórias do passado


O Santo André faz uma decisão em dois jogos contra o XV de Piracicaba. O vencedor do confronto vai a final da Copa Paulista de 2014.

Santo André e XV de Piracicaba já protagonizaram uma final de Campeonato, em 1981. O jogo foi disputado no Estádio do Parque Antártica. O jogo teve todos os ingredientes de uma grande final, com protestos do Ripoli (presidente do XV) antes do jogo contra o trio de arbitragem, brigas fora do estádio e muita catimba antes do jogo. O que se destacava no meio de um mar azul e branco da arquibancada era uma grande faixa na aruibancada "EC Santo André, o povão com você até a morte".

O jogo foi acompanhado por 16.225 pagantes e o título veio para os braços do Ramalhão com gols de Paulo Broges, Rubão e Radar. O time Andreense jogou com Tonho, Zé Carlos, Tutu, Rubão e Dodô; Soni, Arnaldo e Piorra; Paulo Borges (Radar), Lance (Freitas) e Da Silva. O técnico que comandou a equipe foi Sebastião Lapola. O time ainda contava com a experiência de Mestre Aurélio que era auxiliar técnico de Lapola e nomes como Fernandinho que não jogou esse jogo mas participou da campanha brilhante do Ramalhão.

Esse talvez tenha sido o principal jogo entre as equipes, mas temos outros confrontos incríveis, como no Campeonato Paulista de 1996, quando jogando em Piracicaba, o jogo terminou mostrando a vitória do Santo André por 6 a 5. Outro jogo marcante foi na campanha de 1997, quando o Santo André goleou o XV de Piracicaba pelo placar de 5 a 0.

VOCÊ SABIA... que o XV não foi o único time de Piracicaba que já jogou com o Ramalhão? Em 1976, quando o XV se sagrou vice campeão paulista da principal divisão profissional do futebol, o Santo André que disputava o segundo nível enfrentou o MAF de Piracicaba.

O MAF foi um clube fundado em 1950 por um empresário de nome Manoel Ambrósio Filho, que brilhou no amadorismo no início da década de 70, chegando a disputar os campeonatos de 1976 e 1977 na segunda divisão. O time era chamado de Leão da Paulista. Em um jogo em Santo André, o Ramalhão venceu o MAF pelo placar de 4 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário