terça-feira, 23 de setembro de 2014

Copa Paulista - Santo André na segunda fase

O Esporte Clube Santo André se classificou para a segunda fase da Copa Paulista. Ao final da primeira fase da competição, o time Andreense ficou em segundo lugar, com uma campanha praticamente idêntica ao São Bento. Empataram em pontos ganhos, em número de vitórias, saldo de gols e gols marcados. A colocação do Ramalhão se justifica somente em número de cartões vermelhos. (5 no total da primeira fase)

Esse caso é para pensar: Tivemos a expulsão do Muller Fernandes, contra o Osasco, por uma "cotovelada" no adversário. Após isso, o time teve expulsões contra o Sorocaba, pela 11ª Rodada, partida disputada no Primeiro de Maio em São Bernardo do Campo (O atleta Rodriguinho levou o segundo amarelo). No jogo em Sorocaba, contra o São Bento foi a vez de Maicon receber o segundo amarelo e ser expulso. Na última partida da primeira fase, tivemos o meia Lucas Gomes (segundo amarelo) e o goleiro Neto, por uma suposta agressão ao  adversário fora da disputa de bola.

Acho que cabe uma advertência aos atletas, pois não é fácil jogar com um jogador a menos, o que dizer de dois a menos, além do desfalque na estréia do segundo turno. Mas analisando os lances das expulsões, vemos claramente que falta mesmo é uma ação mais efetiva da diretoria do clube junto a FPF. São lances extremamente duvidosos, agressões inexistentes, lances que normalmente não são aplicados o segundo amarelo.

O curioso é que esse critério foi decisivo para a colocação do Santo André. A FPF define como critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias; 
b) Maior saldo de gols; 
c) Maior número de gols marcados; 
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos; 
e) Menor número de cartões amarelos recebidos; 
f) Sorteio público na sede da FPF.

Como ficamos empatados nos critérios "a", "b" e "c", essas expulsões foram decisivas para a definição da colocação do time. Não sou favorável a teoria da conspiração, ou seja, pensar na possibilidade de que os cartões fossem aplicados de maneira deliberada. Mas acho que a diretoria tem que ficar de olho. Esse critério não será aplicado para as próximas fases, segundo o regulamento. Confiram:

§ 1º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na segunda e terceira fase da 
Competição, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “c”, somente na fase em 
questão. Persistindo a igualdade, prevalecerá a melhor campanha na somatória de todas 
as fases da Competição. 

§ 2º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na quarta e quinta fase da 
Competição, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “b”, somente na fase em 
questão. Persistindo a igualdade a partida do returno será decidida através de disputa de 
pênaltis, conforme procedimento estabelecido nas regras do jogo de futebol, tal como 
definidas pela International Football Association Board - IFAB. 

A próxima fase terá um grupo formado com Red Bull, Santo André, Batatais e Rio Branco. A Segunda fase terá início no próximo fim de semana (27 e 28/09/2014).

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário