Começa amanhã mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. Nesse ano, a sede do Ramalhão será em Bauru, juntamente com as equipes do Noroeste, Flamengo do Rio de Janeiro e Aquidauanense do Mato Grosso do Sul.
Foto: Santo André x Botafogo |
Os jogos serão disputados no Estádio Dr.Alfredo de Castilho, tradicional casa do Noroeste. O estádio fica na Rua Benedito Eleotério, Quadra 03, s/n – Vila Pacífico. Para chegar no estádio basta pegar a saída 339B da Rodovia SP300 - Marechal Rondon. Esta saída é a da Avenida Nações Unidas. Depois pegar a Avenida Duque de Caxias até a Venceslau Brás.
O time Andreense seguiu para a cidade hoje, onde fica concentrado até a estréia amanhã, no segundo jogo do dia, contra o Flamengo, a partir das 16h00. O jogo tem previsão de transmissão da ESPN Brasil e Sportv.
Novamente o torneio classifica somente o primeiro de cada chave para a próxima fase, além dos seis melhores segundos colocados.
O Santo André tem algumas marcas curiosas na Copinha. Em 2004, pelas Oitavas de final, quando o Estádio Municipal Bruno José Daniel era uma das sedes, o time Andreense eliminou o Botafogo na cobrança de pênaltis pelo placar incrível de 13 a 12. Ao todo foram 26 cobranças de pênaltis, onde se destacou a estrela de Junior Costa, hoje titular na Sampdoria, que defendeu duas cobranças do Botafogo.
Giva, ou Givanildo em 2010 |
Outra curiosidade é que o time Andreense detém o recorde de gols em uma mesma partida, acontecida em 2010, quando na sede de Indaiatuba, o time Andreense na época comandado pelo técnico Baroninho goleou o Santana do Amapá por 14 a 0. O destaque do jogo foi Givanildo Pulgas, ou Giva, que posteriormente foi campeão da Copa São Paulo pelo Santos, equipe que joga até hoje.
A melhor participação e o grande destaque do Santo André foi em 2003, onde após vencer o Palmeiras nos pênaltis, a equipe Andreense se sagrou campeã da Copa São Paulo. Na lista dos heróis estão Junior Costa, Richarlysson, Gabriel, Alex Bruno, Nunes, Denni, Tassio, etc..
Time de 2003 |
Após uma primeira fase perfeita, com três vitórias, a se destacar a goleada sobre o São Paulo pelo placar de 4 a 2, o Santo André eliminou o Botafogo nas oitavas de final pelo placar de 1 a 0. Nas quartas, vitória sobre o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2. As duas semi finais foram jogadas no Bruno José Daniel, sendo que no primeiro jogo, o Palmeiras derrotou a Inter de Limeira pelo placar de 7 a 1, enquanto no jogo de fundo, o Santo André se garantia na final ao derrotar o Vasco da Gama pelo placar de 2 a 0.
Para o jogo final no Pacaembu, a expectativa era somente da vitória do Palmeiras. O Palmeiras chegou a abrir uma vantagem de dois a zero no placar, mas a equipe Andreense mostrou força e foi buscar o empate. Ao final, disputa por pênaltis e vitória e título histórico do Ramalhinho.
A base Andreense enfraqueceu nos últimos anos. A algum tempo a cidade de Santo André não é mais a sede dos jogos, o que acabou colaborando com as fracas campanhas que o time tem feito.
A expectativa desse ano não parece das melhores. A base é praticamente a mesma do ano passado, quando o time disputou o Paulista sub 20 e não colheu bons resultados. A se destacar inicialmente o goleiro Guilherme, que vai para a sua terceira Copa São Paulo defendendo as cores do Santo André, conforme observado pelos leitores deste blog, além de Lucas Gomes, que se destacou no Paulistão.
Aliás Guilherme disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011 como atleta do América-SP com apenas 16 anos. Antes disso, com 15 anos em 2009 disputou o Paulistão da Segunda Divisão sub 20 pela equipe de José Bonifácio. (colaborou Kennedy Mota).
Aliás Guilherme disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011 como atleta do América-SP com apenas 16 anos. Antes disso, com 15 anos em 2009 disputou o Paulistão da Segunda Divisão sub 20 pela equipe de José Bonifácio. (colaborou Kennedy Mota).
Estaremos amanhã na transmissão via twitter @ramalhonautas. Acompanhe a campanha do Ramalhinho nesse espaço!
Marcelo Alves Bellotti
o guilherme ja vai para a 4º copa são paulo
ResponderExcluir2011 com america SP
2012 SANTO ANDRE
2013 SANTO ANDRE
2014 SANTO ANDRE
Merecia citação a grande campanha de 2000, que revelou o atacante Adauto com ótimos jogos no Brunão. Pena não ter sido campeão....é como a Copa de 82, o Ramalhão de 1997...
ResponderExcluirGearldo Dias