segunda-feira, 31 de março de 2014

Santo André: Derrota doída no Bruno José Daniel

O Esporte Clube Santo André foi derrotado pelo São Bento no último sábado pela manhã, dentro do Estádio Bruno José Daniel. A derrota deixou o sonho do acesso mais distante, porém a equipe andreense foi beneficiada pelas derrotas do Mirassol e do Marília.

A promoção feita pela diretoria conseguiu melhorar o público, mas não chegou perto do que esperavam os dirigentes Andreenses. lembrando que o time vinha de quatro vitórias consecutivas e para conseguir um ingresso, bastava comparecer no estádio com a camisa do time. Foram colocados a disposição 5.320 ingressos, porém o público total foi de 1.633 pessoas, cerca de 30% do total disponibilizado.

Ao menos a arquibancada era uma festa com camisas Ramalhinas de todas as épocas, que davam um colorido especial para o jogo. Dentro de campo porém, o que se pode ver foi um time sem inspiração, que tentava a todo custo entrar tocando na defesa adversária. Paulo Roberto, famoso por armar times defensivos, neutralizou bem os ataques Andreenses. Na segunda etapa, adiantou a marcação e conseguiu dominar as ações do meio campo. A situação melhorou muito com a entrada de Cacá, que deu mais mobilidade e posse de bola ao time, que no entanto insistia em jogadas de penetração.

Quando tudo se encaminhava para um empate, uma bobeira da zaga proporcionou o gol da vitória do São Bento. O próximo jogo será realizado no sábado contra o Catanduvense, no Bruno José Daniel. Ao final da partida, o mais abalado era o goleiro Saulo, que teve uma grande atuação. Na saída de campo, o goleiro foi ovacionado pela torcida. Hoje ele se declarou grato e prometeu luta no próximo sábado: “É um orgulho contar com uma torcida como essa. Quero que lotem o estádio mais uma vez no próximo fim de semana, pois enquanto tivermos esperança iremos lutar”

Ficha técnica:
Santo André 0x1 São Bento 
Data: Sábado (29), às 10h.
Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André;
Público pagante: 1.373
Não pagante: 360
Renda: 14.870,00.
Árbitro: Alessandro Darci;
Assistentes: João Edilson de Andrade e Marcela de Almeida Silva;
Gol: Markinho, aos 47’, do 2º tempo, (SAB);

Santo André: Saulo; Angelo (Felipe Cordeiro), Junior Paulista, Jonas e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro, Ramalho e Michael; Felipe Alves(Cacá), Nunes e Chico(Diogo Orlando).
Técnico: Vilson Tadei.

São Bento: Ronaldo; Claudio Santos, Herbert, João Paulo e Bruno Ré; Roberto, André Cunha (Markinho), Givanildo e Helton Luiz; Makanaki (Almir Dias) e Tiago Tremonti (Alisson).
Técnico: Paulo Roberto.

Marcelo Alves Bellotti

sexta-feira, 28 de março de 2014

Categorias de Base: Definidos os grupos para o sub 20

A Federação Paulista de Futebol divulgou a proposta do Campeonato paulista sub 20 - Primeira Divisão para 2014. No total, serão 44 equipes divididos em seis grupos, jogando em turno e returno. Na primeira fase, classificam-se os quatro melhores de cada grupo.

Na segunda fase, os 24 clubes se organizam em seis grupos de quatro equipes cada, que jogarão igualmente em turno e returno onde se classificam os dois melhores de cada grupo, mais os quatro melhores colocados por índice técnico. A partir dessa fase, serão 16 clubes e começa o Mata-mata, até a final.

A previsão é que o torneio se inicie a partir do dia 10 de maio e quesua final seja em 06/12/2014. No total serão 28 datas em jogos de sábados e quartas-feiras.

O Santo André ficou no grupo 06 ao lado de Portuguesa de Desportos, São Caetano, Juventus, Osasco Audax, Santos e São Bernardo.

Acompanhe tudo sobre a Base Andreense conosco.

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 27 de março de 2014

Santo André vence Guarani e entra na briga

O Santo André venceu ontem o Guarani e entrou na briga por uma vaga para a elite do futebol em 2015. O resultado do restante da rodada, porém, não ajudou muito as pretensões do Ramalhão. Todos os candidatos ao acesso também ganharam, somente o São Bento que teve um confronto direto com o Capivariano que não obteve sucesso. O time de Sorocaba perdeu e caiu para a sexta colocação.

Foto: Derek Bittencourt
Com o resultado então, o Ramalhão chegou a quinta colocação. Os gols foram marcados pelo centroavante Nunes, que tem uma relação de amor e ódio com a torcida do Ramalhão. Polêmico, o atacante que chega a sua quarta passagem no time Andreense atualmente é o artilheiro do time no certame Paulista com oito gols sendo cinco gols nos últimos quatro jogos. 

A próxima partida será realizada na manhã do próximo sábado, dia 29 de março. Para essa partida, a diretoria resolveu tomar uma medida para lotar o Estádio Municipal Bruno José Daniel. o torcedor que for ao estádio com a camisa do clube, de qualquer época, não vai pagar pelo bilhete. Os ingressos serão entregues na bilheteria do Bruno Daniel, no dia do jogo.

O Santo André ocupa a quinta colocação do Paulistão com 29 pontos ganhos, cinco pontos atrás do líder Capivariano e apenas a um ponto de Marília e Mirassol. Além do São Bento, o Ramalhão ainda enfrenta Catanduvense em casa e São Caetano fora. Ao que tudo indica, a decisão será somente na última rodada, justamente no clássico contra o rival!

Ficha Técnica:
Guarani 0x2 Santo André
26/03/2014
Local: Estádio Luís Perissinoto, em Paulínia;
Árbitro: Demetrius Pinto Candançan;
Assistentes: Herman Brumel Vani e Luis Alexandre Nilsen;
Gols: Nunes, aos 46’, do 1° e, aos 04’, do 2°.

Guarani: Juliano; Medina, Wallace, Wellyson e Jefferson (Roninho); Eduardo Eré, Ricardo Oliveira (Diego Souza), Wellington Simião e Fumagalli; Fabinho e Giba (Everton).
Técnico: Márcio Fernandes.

Santo André: Saulo; Angelo, Junior Paulista, Jonas e Alisson; Marcinho Guerreiro, Ramalho e Michael (Diogo Orlando); Müller Fernandes (Felipe Alves), Nunes e Chico (Cacá).
Técnico: Vilson Tadei.

Marcelo Alves Bellotti

domingo, 23 de março de 2014

Santo André derrota Itapirense em jogo conturbado

A intenção inicial da Itapirense era uma grande atuação para homenagear Bellini, capitão da Seleção Brasileira campeã de 1958, revelado na equipe do Itapirense, falecido nessa semana.

Porém a equipe vinha desfalcada e em uma situação muito delicada, após a demissão de Ruy Scarpino e uma sequencia de derrotas que colocava o time perto da zona de rebaixamento. Do lado Andreense, uma invencibilidade de nove jogos e a confiança em mais uma vitória para se aproximar mais da briga pelo acesso.

E assim foi o jogo. O Santo André enumerando lances de perigo e a Itapirense se defendendo. No retorno para o segundo tempo, antes dos cinco minutos da etapa final, Nunes marcou o seu sexto gol no campeonato. O jogo corria normalmente, com muito nervosismo por parte das equipes, muitas faltas do lado da Itapirense, até ocorrer o lance da primeira expulsão. Como foi um cartão vermelho direto, alguma coisa foi dita ao árbitro. Depois se seguiram mais duas expulsões, todas da equipe da Itapirense. O árbitro ainda expulsou alguém do banco de reservas do time visitante.

Após todas as expulsões, por volta de 30 minutos do segundo tempo, a equipe de Itapira não quis mais jogo. Seus atletas caíam em campo e não pareciam dispostos a levar o jogo até o final. Até que o jogo acabou. Essa foi a visão dequem estava do lado de fora, assistindo o jogo.

A versão do árbitro sobre o ocorrido, relatado na súmula foi esclarecedora e somente confirmou o que estava sendo visto fora do campo.

Expulsão dos atletas:  Ibson Pereira de Melo - (Ibson) - Expulsei aos 58 minutos de partida, após uma disputa de bola, por bater no chão e dirigir-se a mim com as seguintes palavras: "Não marca nada pra nós porra, vai tomar no cú".

Mauricio Claudino dos Santos - (Mauricio) - Após a marcação de uma infração contra a sua equipe, fui chamado pelo Árbitro Assistente número 2, que me informou que o referido jogador dirigiu-se a ele gesticulando e gritando as seguintes palavras:" Quer fuder agente mesmo, vai tomar no seu cu". Após a expulsão, o jogador voltou ao assistente e complementou dizendo as seguintes palavras: "Vocês estão de sacanagem, pra que fazer isso".

José Roberto do Nascimento Viana - (Roberto Jacaré) - Após ser advertido com o segundo cartão amarelo, expulsei o referido jogador por atingir com um carrinho por trás, na disputa de bola, o Atleta de no.05 da equipe E.C. Santo André, Sr. Marcio Glad. Após a expulsão, o jogador de forma irônica bateu palmas e me disse as seguintes palavras: "Agora você conseguiu o que você queria, não precisava fazer isso conosco".

A pessoa do banco de reservas que foi expulsa foi o Auxiliar Técnico da Itapirense, sr. Edvaldo Eliodorio dos Santos.Expulso por aplaudir ironicamente o árbitro.

Após as expulsões, o quarto árbitro relatou:  Informo ainda que aos 77 minutos de partida o técnico da equipe S.E Itapirense Sr: Paulo da Silva RG:99135061 gritou ao seu jogador de n°16 Sr: Diego Morais Souza, proferindo as seguintes palavras:"Põe a mão na coxa e cai". Comuniquei o fato ao árbitro com o jogo paralisado.

O árbitro aguardou nove minutos e de maneira absurda, terminou o jogo. Advertido pelos auxiliares que a Itapirense tinha jogadores suficientes para reiniciar o jogo, o árbitro chamou todos de volta ao campo e retomou o jogo, com o time de Itapira com seis jogadores em campo mais o goleiro.  Os times jogaram ainda mais seis minutos, quando dois jogadores da Itapirense caíram, alegando contusões. Os jogadores se recusaram a ser atendidos pelo médico. O árbitro ainda esperou mais quatro minutos e encerrou o jogo.

Agora, é só aguardar o julgamento da partida. O resultado deixa o Santo André com 26 pontos ganhos a apenas um ponto do G4. O próximo jogo do Ramalhão será contra o Guarani, as 15 horas do dia 26/03/2014, em Paulínia.


Ficha Técnica:

Santo André 1x0 Itapirense    
Data: 22/03/2014
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André;     
Árbitro: Marcos Alves da Silva;
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Ricardo Pavanelli Lanutto;
Quarto árbitro: Daniel Carlos Luciano Fernandes;                
Público pagante: 838.
Renda: 9.240,00.
Gols: Nunes, aos 4’, do 2º tempo, (SAD);

Santo André: Saulo; Angelo, Rayan, Jonas e Renato Peixe (Julio Cesar); Marcinho Guerreiro, Ramalho (Alisson) e Cacá (Diogo Orlando); Müller Fernandes, Nunes e Chico.
Técnico: Vilson Tadei.

Itapirense: Adinam; Rufino, Vinicios, Saulo e Daniel Cruz; Pablo (Maurício), Humberto (Diego Morais), Anderson Goiano (Diego Barbosa) e Jéfferson; Ibson e Roberto Jacaré.
Técnico: Paulinho Ceará.

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 20 de março de 2014

Santo André vence e se aproxima do G4

O Santo André jogou ontem em Americana pelo campeonato Paulista da série A2 e derrotou o time do Rio Branco pelo placar de um a zero.

O time Andreense chegou para a segunda vitória seguida no campeonato. A última vez que o time ganhou duas vezes seguidas foi na temporada 2013 com vitórias entre Villa Nova e o Penapolense, no Brasileirão série D.

O jogo não foi bom tecnicamente, muito truncado e com muitos erros de passe. A se destacar as atuações de Saulo e da dupla de volantes. Müller e Cacá melhoraram muito o time com a sua entrada.

O resultado coloca o Ramalhão próximo do G4, está a três pontos do Mirassol e joga suas chances de retorno a elite do futebol paulista contra a Itapirense no Bruno José Daniel as 15 horas no próximo sábado

Ficha técnica:
Rio Branco 1x0 Santo André
Data: quarta-feira (19), às 20h30;
Local: estádio Dr. Décio Vitta, em Americana.
Árbitro: José Claudio Calógero;
Assistentes: David Botelho Barbosa e Marlon Spinola;
Gol: Michael, aos 16’, do 2° tempo.

Rio Branco: Cristiano; Luís Felipe, Toninho, Danilo e Ronaldo; Rafael Jataí (Índio), Jaílton, Robertinho (Rossini) e Gerson (Rafinha); Lukian e Jô
Técnico: Édson Vieira.

Santo André: Saulo; Angelo, Junior Paulista, Jonas e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro, Ramalho e Michael (Diogo Orlando); Felipe Alves (Müller Fernandes), Nunes e Chico (Cacá).
Técnico: Vilson Tadei.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Santo André pronto para encarar Rio Branco

O Santo André está pronto para enfrentar o Rio Branco hoje a partir das 20h30 no Estádio Decio Vitta, em Americana. O time Andreense estará reforçado com o retorno de dois jogadores afastados por contusão.

Julio Cesar está a disposição para a lateral esquerda! O atleta estava afastado do elenco desde o jogo contra a Ferroviária, no Bruno José Daniel. Outro que retorna é Diogo Orlando, entregue o Departamento médico desde o jogo contra o Marília, na terceira rodada do Paulistão.

O técnico Andreense ressaltou a importância do retorno dos atletas:  “Os jogadores que retornam fortalecem o nosso conjunto para essa parte final da competição. Com isso, ganhamos um banco mais forte para quando for preciso fazer alguma substituição”.

Tadei também contará com Chico como opção para o ataque, já que o seu julgamento foi adiado para a próxima segunda-feira.

O provável Santo André terá Saulo, Ângelo, Junior Paulista, Jonas e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro, Ramalho, Michael; Chico (Muller), Nunes e Felipe Alves.

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 18 de março de 2014

Santo André vence e segue na luta

O Ramalhão venceu o São José. Cumpriu o que dele se esperava e segue firme na luta pelo acesso. O jogo se mostrou tranquilo para o Ramalhão, que mesmo atacado pelo São Jose, soube controlar o jogo.

A vitória contra o São José deixa o time novamente próximo do G4. O time Andreense agora com 20 pontos ganhos está a apenas quatro pontos da zona de classificação. O próximo adversário, o Rio Branco, luta contra a Zona da degola, com 14 pontos ganhos está na 15ª colocação.

O destaque foi para os dois gols de Nunes, que chegou ao seu quinto gol no campeonato. O curioso é que quatro gols foram de pênalti, contra o Guaratinguetá na estréia do campeonato, contra o Grêmio Osasco, contra o Monte Azul e agora  contra o São José. Nunes destacou o apoio recebido das arquibancadas: “Tenho um carinho enorme por essa torcida. E, o incentivo que ela nos deu durante todo o jogo, é o que precisamos para buscar as vitórias”

Uma boa notícia nessa terça feira com relação a punição ao atleta Chico. O julgamento da sua expulsão foi adiado para 24/03/2014, colocando-o a disposição para as partidas do dia 19/03 contra o Rio Branco contra o Americana e dia 22/03 contra o Itapirense. Lembrando que Chico foi denunciado por agressão e pode pegar até 12 jogos de suspensão.


Ficha técnica
SANTO ANDRÉ 3X1 SÃO JOSÉ
Data: 15/03/2014
Local: Bruno José Daniel, em Santo André;
Árbitro: Leandro Carvalho da Silva;
Assistentes: Carlos Alberto Funari e Gustavo Chacon Moreno;
Público pagante: 980.
Renda: 10.640,00.
Gols: Jonas, aos 21’, do 2º tempo, Nunes, aos 26’ e aos 28’, do 2º tempo (SAD); Anderson Ligeiro, aos 41’, do 2º tempo (SAJ).

Santo André: Saulo; Angelo, Junior Paulista, Jonas e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro, Ramalho e Michael(Cacá); Felipe Alves(Alisson), Nunes e Muller Fernandes(Lucas Gomes).
Técnico: Vilson Tadei.

São José: Ramon; Dé Bahia, Rodrigão, André Felipe e Willian; Leandro Makelele (Fernandinho), Dinho Souza, Gabriel (Murilo) e Anderson Ligeiro; Luan e Diego Sena (Glauco).
Técnico: Jura.

Marcelo Alves Bellotti

sexta-feira, 14 de março de 2014

Categorias de Base: FPF divulga tabela

A Federação Paulista de Futebol divulgou as tabelas de seu campeonato nas categorias de Base. Os campeonatos são divididos entre sub 11 e sub 13 que serão disputados aos domingos com jogos do sub 11 a partir das 9:00hs e no sub 13 a partir das 10:15hs.

Segue a tabela com os jogos do Ramalhão:


Os jogos do sub 15 e sub 17 serão realizados todos os sábados a partir das 9:00 para a categoria sub 15 e as 10:45 na categoria sub 17. Os jogos serão os seguintes:


Estaremos acompanhando os jogos do Ramalhão. Antes do início do campeonato divulgaremos os locais onde serão disputados os jogos.

Marcelo Alves Bellotti

Expulsão pode tirar Chico do paulistão

O jogo entre Batatais e Santo André foi marcado pela péssima arbitragem do senhor Sérgio da Rocha Gomes, também muito mal assessorado pela auxiliar Luciana da Silva Ramos. Sua conduta mudou completamente após o intervalo do jogo. O árbitro se confundiu em várias marcações tanto do lado Andreense como no lado do Batatais, sobretudo após o empate.

Foto: Renato Ramos
No final do jogo houve um lance complicado envolvendo o atleta Chico. O atacante dividiu uma bola com o goleiro do Batatais. Após a marcação de falta do árbitro, o goleiro do Batatais, o Carlos Thomazella agrediu o jogador Andreense com uma cabeçada, bem em frente ao espaço da torcida Andreense e ao lado da auxiliar, que viu tudo.

Nada foi feito... o jogo seguiu... o árbitro para coroar sua péssima performance ele terminou o jogo com um escanteio a ser cobrado pelo Santo André, após um lance de perigo do ataque. Isso gerou uma revolta do time Andreense que foi reclamar do árbitro. Chico era um dos mais inflamados, pois tinha sido agredido pelo goleiro sem nenhuma ação da arbitragem. Acabou sendo expulso!

No relato do árbitro na súmula, a descrição: "Expulso por desferir e atingir uma cabeçada no rosto do seu adversário de número 10 Sr. Marcelo de Souza Dias, quando a partida já estava encerrada."

Foto: Renato Ramos
O atleta foi denunciado pelo artigo 254-A §1º, I que diz: "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido; (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)." A pena é pesada: "suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)."

Estamos com doze jogos disputados. Como a pena mínima é de seis jogos, caso seja considerado culpado e pegue a pena mínima, o artilheiro andreense só poderá retornar na última partida. Acompanhei a confusão, mas não pude precisar se houve ou não a "agressão" relatada na súmula. O que vi foi a agressão sofrida pelo atacante Andreense.

Agora é só aguardar. Espero que a diretoria do time tome alguma providência contra tudo o que foi feito contra o time pela arbitragem no último sábado em Batatais. Lamentável!

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 13 de março de 2014

Aos jogadores do Esporte Clube Santo André:

Quando vocês entram em campo, mais do que representarem a instituição Esporte Clube Santo André, vocês levam a campo o Orgulho de ser Andreense. Uma marca que não se apaga, mesmo aos que não moram na cidade, mas que tem orgulho de sua origem e de seu time de futebol.

Um time que nasceu da vontade popular, cujo objetivo principal era representar a cidade de Santo André no profissionalismo. O tempo passou, hoje o time tem outros objetivos como o de revelar atletas, de figurar nas divisões principais, mas sobretudo, toda vez que entra em campo leva o nome "SANTO ANDRÉ"

São poucos os que comparecem em todos os jogos, mesmo no Bruno José Daniel, mas basta viver em Santo André para ter uma idéia do carinho do Andreense por seu time.

Quando vocês entrarem em campo sábado, todo esse carinho estará em cada torcedor do Brunão. Façam desse campo a "nossa casa". A cada dividida, a cada chute, a cada defesa, o Orgulho de ser Andreense estará em campo.

Nós, que torcemos apaixonadamente por esse time, temos sofrido muito nesses últimos anos, foram anos seguidos de rebaixamentos até chegarmos onde estamos. Mesmo assim, seguimos ao Estádio para vê-los jogar. Não somos muitos, mas temos em comum o amor ao time e a cidade. 

Que no jogo de sábado, esse sentimento consiga atingir a todos dentro de campo e a vocês, jogadores! Que entre em campo o orgulho de ser Andreense. Que se inicie uma arrancada que nos leve ao acesso! 

Mesmo se no final o acesso não for alcançado, pois ganhar ou perder faz parte do jogo, pelo menos esse grupo de jogadores poderão sentir o que nos move ao estádio a cada jogo, o que faz cada um naquela arquibancada gritar "RAMALHÃO EO!" ou "É! Santo André!".

Muita força e muita raça para vocês! Que no sabado vocês possam se sentir tão em casa quanto eu me sinto quando sento na arquibancada do Bruno. E que mostrem ao adversário que aqui é uma casa Andreense!

Marcelo Alves Bellotti

segunda-feira, 10 de março de 2014

Empates, empates, empates...

Santo André e Batatais se enfrentaram no último sábado, dia 08 de março em partida válida pela decima segunda rodada do Paulistão da A2. Mais um empate, desta vez pelo placar mínimo, de 1 a 1, mais uma vez o time Andreense saiu na frente e tomou o empate após os quarenta minutos do segundo tempo.

O time tem criado oportunidades de gol. Chico novamente marcou e ajudou bastante o ataque, mas a bola teima em não entrar. O Santo André teve uma ótima cobrança de falta de Renato Peixe que acertou o travessão, belos lances de ataque com Felipe Alves e Chico. Quando foi preciso, mostrou o goleiro Saulo em uma ótima forma, com duas grandes defesas.

Foto: EPTV
Mas o destaque negativo acabou por conta da péssima arbitragem a partir do início do segundo tempo. O árbitro e a auxiliar passaram a segurar vários ataques do Santo André, culminando com uma anulação de um gol do Chico, alegando impedimento.

No final do jogo o Batatais chegou ao empate, em um belo gol. O Santo André foi para a frente desordenadamente e chegou com um certo perigo. Em outro lance polêmico, o atacante Chico dividiu a bola com o goleiro Thomazella, do Batatais. O goleiro não gostou da dividida e deu uma cabeçada no atacante Andreense,bem na frente da bandeira, que nada fez. Nenhum jogador levou sequer um cartão amarelo.

O Santo André continuou na pressão. Em uma saída errada, Chico tomou a bola do zagueiro, o goleiro estava caído simulando uma contusão. Chico tocou para o estreante Cacá, que na risca da linha de fundo ao invés de devolver a bola para o atacante, preferiu bater para o gol. Quando o time Andreense se preparava para bater o escanteio, o árbitro pediu a bola e não deixou que a cobrança fosse feita, terminando o jogo no ataque Andreense.

Agora o time do técnico Vilson Tadei chega a 17 pontos ganhos, seis atrás do Red Bull, que ocupa a quarta colocação. O campeonato é liderado pelo Capivariano, com 26 pontos ganhos. O próximo desafio andreense será sábado, contra o São José a partir das 15 horas no Bruno José Daniel. Só a a vitória interessa para seguir sonhando com o acesso.

Ficha Técnica:
Batatais 1x1 Santo André

Local: Estádio Dr. Osvaldo Scatena, em Batatais.
Gols: Chico, aos 25’, do 1º tempo (SAD); Willian, aos 40’, do 2º tempo (BAT)
Árbitro: Sérgio da Rocha Gomes;
Assistentes: Luciana da Silva Ramos e Fernando Afonso Gonçalves de Melo;

Batatais: Carlos Thomazella; William Fabro, Edson Batatais, De Lazzari e Tobias; Walker, Diogo (Thiaguinho), Biro e Marcelo Souza (Carlos Eduardo); Selmir (Flavio) e Luciano Gigante.
Técnico: Márcio Bittencourt.

Santo André: Saulo; Angelo, Junior Paulista, Jonas e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro (Jean), Ramalho e Michael (Cacá); Chico, Nunes e Felipe Alves (Alisson).
Técnico: Vilson Tadei.

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 6 de março de 2014

Categorias de Base: FPF divulga tabelas

A Federação Paulista de Futebol divulgou ontem as datas e a fórmula dos campeonatos sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17.



Sub 11 e Sub 13

Esse torneio será disputado por 41 clubes divididos em sete grupos regionalizados. No total, são seis grupos de seis clubes e um grupo com cinco clubes. Os jogos serão realizados todos os domingos a partir das 9 horas no sub 11 e 10h15 no sub 13.

A primeira fase serão disputados jogos em turno e returno nos grupos, classificando dois melhores em cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados entre os clubes.

Na segunda fase, os dezesseis melhores clubes formarão quatro grupos de quatro equipes, jogando em turno e returno. Classificam-se os dois melhores de cada grupo, formado oito equipes. A partir daí, os jogos serão em mata-mata até o jogo final, cuja prvisão está para 23/11/2014.

O Santo André está no grupo 06, ao lado de Corinthians, Grêmio Osasco, São Caetano, Taboão da Serra e Juventus.

Sub 15 e Sub 17

O sub 15 3 sub 17 será disputado todos os sabados a partir das 9 horas. O campeonato terá início em 19/04. No total, são 81 clubes divididos em 11 grupos igualmente regionalizados.

A primeira fase será disputada em turno e returno onde se classificam os dois melhores de cada grupo e os dez melhores terceiros colocados (apenas o pior terceiro colocado estará fora).

Na segunda fase, serão 32 equipes divididas em oito grupos de quatro times, onde se classificam duas equipes de cada grupo, para o mata-mata, a partir da terceira fase. A previsão de término do campeonato é para 29/11/2014.

O Santo André está no grupo 09 ao lado de Corinthians, São Caetano, Guarulhos, Atibaia, Nacional e Mauaense.

Marcelo Alves Bellotti

quarta-feira, 5 de março de 2014

Gente que vem, gente que vai...

O carnaval já passou e agora a esperança é que enfim o ano comece no Esporte Clube Santo André. Dono de uma campanha de sete empates, três vitórias e uma derrota, o Santo André segue tentando tomar providências para sair da situação incômoda de tantos empates e arrancar rumo a uma classificação que ainda parece possível.

No último dia de inscrição o Santo André apresentou mais um reforço, que só foi apresentado no retorno dos trabalhos após o carnaval, nesta terça feira no Estádio Bruno José Daniel. O Ramalhão contratou o meia Cacá, de 32 anos que estava no Comercial. Formado nas categorias de base do Atletico-MG o meia jogou boa parte da sua carreira fora do Brasil. Irmão do lateral Dedê, Cacá destacou seu estilo de jogo: “Sou um meia-atacante que gosta de chegar na área para marcar os gols”.

O meia chega para cobrir uma lacuna no time Andreense, já que os meias que aqui estavam não conseguiam levar o time Andreense ao ataque. Espera-se que com a boa estreia do lateral Ângelo e do atacante Felipe Alves, somada a semana cheia que o time tem até o próximo jogo sábado contra o Batatais, que o time reencontre o caminho das vitórias.

Como parte do ajuste do elenco, o time dispensou hoje o meia Elvis, que recebeu uma proposta para atuar no Juventus da capital e pediu para sair. Elvis e Michael não estavam rendendo muito afrente do meio campo Andreense e pelo que se escuta nos bastidores do time, a sua saída pode ter sido uma boa solução para o bom ambiente no vestiário.

Com todos os jogadores contratados a disposição, a esperança é também pela recuperação do volante Diogo Orlando do lateral Felipe Cordeiro para o jogo nesse próximo sábado em Batatais, a partir das 20 horas no Estádio Osvaldo Scatena.

Foto: Fabricio Cortinove
Ficha Técnica:

Cacá
Posição: Meia
Nome: Lucas de Deus Santos
Idade: 09/10/1982
Natural: Belo Horizonte (MG)
Altura: 1,71 m
Peso: 71 kg
Clubes: Atlético Mineiro, Sport, MSV Duisburg (Alemanha), CRB, Aalborg BK (Dinamarca), Odense BK (Dinamarca), U. Leiria (Portugal), Operário Ferroviário, Marcílio Dias, Caxias e Comercial.

Marcelo Alves Bellotti

domingo, 2 de março de 2014

Santo André empata e se distancia do G4

Ontem estive em Monte Azul Paulista acompanhando a partida entre Esporte Clube Santo André e Atlético Monte Azul. A partida foi bem disputada, o time Andreense teve várias chances de gol e novamente deixou a vitória escapar no final em falhas grotescas de seus jogadores, que cada vez mais estão se tornando comuns. Com o empate, a equipe figura hoje a nona colocação do Campeonato Paulista, com 16 pontos ganhos em 11 jogos. O time Andreense está a cinco pontos da zona de classificação, que hoje conta com São Bento, Capivariano, Red Bull e Marilia.

Mais uma vez o time entrou em campo nervoso, reflexo da falta de resultados positivos. Mais uma vez o time contou com a instabilidade do seu meia Michael, que ontem conseguiu armar boas jogadas, mas não consegue uma atuação constante dentro do jogo, oscila muito e acabou perdendo um gol incrível.

Porém o que mais salta os olhos de quem vai ao estádio ver o time é a falta de comando. Essa ausência total de liderança está se tornando a cada dia que passa algo cada vez mais visível, devido a ausênca de resultados. No jogo contra o União Barbarense, Guilherme Garré estava pronto para entrar em campo, quando sem maiores explicações ele retorna ao banco e Elvis veio a campo. Não discuto se é um erro ou não colocar o Garré em campo e não o Élvis. 

Ontem em Monte Azul, a mesma situação. Talvez o que tenha acontecido foi um erro na informação de quem sairia, mas o zagueiro Rayan estava saindo de campo, quando de repente retornou para o campo e quem saiu foi o Ângelo.

O que vimos ontem foi jogadores brigando a cada instante, tanto com o adversário, quanto com os árbitros, ou até os torcedores. Em uma atitude insana, o goleiro Saulo sugeriu a um torcedor que pegasse as luvas e viesse jogar no seu lugar. Essas discussões até seriam normais, não fossem pela intensidade e pela sua constância. Mesmo quando o time está ganhando, a cobrança entre os jogadores é algo que salta os olhos.

Quando o time estava ganhando, começou a ser atacado constantemente. Aí era a hora de um comando fora de campo para tranquilizar a equipe. Dentro de campo, os jogadores pareciam ter medo de ficar com a bola e cometer um erro. Fora de campo, o técnico demorou a ver por exemplo, que o volante Marcinho Guerreiro não tinha mais condições de permanecer em campo.

Mesmo criando, mesmo colocando bolas na trave, mesmo com um domínio do meio campo, o time se sente pressionado e, sem comando, não consegue impor seu melhor futebol. Um time sem equilíbrio, tanto taticamente quanto emocionalmente.

A se destacar ontem a boa estréia do lateral Ângelo e do atacante Felipe Alves. Há uma boa expectativa ainda com relação a estréia de Cacá. Talvez essa semana "livre" do carnaval possa fazer bem para o time do Ramalhão. Vamos aguardar!

FICHA TÉCNICA

Monte Azul 2 x 2 Santo André
Local: Estádio Otacília Patrício Arroyo (Monte Azul-SP).
Árbitro: Carlos Roberto dos Santos Jr.
Cartões Amarelos: André Bilinha, Eric, Ferreira e Felipe Fumaça (Monte Azul); Ân
gelo, Rayan e Nunes (Santo André)
Gols: Matheus (Monte Azul) aos 23/1º T; Chico (Santo André) aos 23/2º T; Nunes (Santo André) aos 32/2º T; Juca (Monte Azul) aos 42/2º T.

Monte Azul: Igor; Thiago Gasparino (Fabinho), Renan, João Gabriel e Rodrigo Ninja; André Bilinha, Ferreira, Juca e Renan Mota (Álvaro); Matheus e Eric (Felipe Fumaça).
Técnico: Varlei Carvalho.

Santo André: Saulo; Ângelo (Alisson), Júnior Paulista, Rayan e Renato Peixe; Marcinho Guerreiro (Jean), Ramalho e Michael; Chico, Muller Fernandes (Felipe Alves) e Nunes.
Técnico: Vilson Tadei.

Marcelo Alves Bellotti