quinta-feira, 9 de julho de 2015

Histórias de um grande time - Ataliba!

O Esporte Clube Santo André é um time de tradição e de grandes histórias, que valem a pena serem revistas. Hoje, um jogador que teve uma passagem pelo Ramalhão completa seu aniversário. Trata-se de Edson Ataliba Cândido, o atacante Ataliba.

Foto: Gazeta Press
Ataliba foi artilheiro do campeonato paulista jogando pelo Juventus. Atuou no time da "Democracia corintiana" ao lado de Sócrates, Zenon, Casagrande e outros. Pelo Ramalhão, a passagem de Ataliba foi durante o Campeonato Paulista de 1985. Em uma entrevista a Thiago Bassan , do Diário do Grande ABC destacou sua passagem pelo Ramalhão. "Fui convidado pelo Lance (ex-atacante e supervisor do Santo André) para jogar no Ramalhão. Fomos eu, o Gilberto Sorriso, o Márcio Fernandes, entre outros atletas. Não foi época boa, mas também não me arrependo. Todos pagavam em dia, isso era muito importante".

O time não foi bem nesse campeonato. Foram três técnicos na temporada (Norberto Corrêa, Lance e José Poy) e ao final, o time acabou lutando muito para se manter na elite. No primeiro turno terminou em 18ºlugar e no segundo turno em 10º, ao final do campeonato, o time Andreense ficou na décima quarta colocação. Foi um período de muita dificuldade, como lembrou o atacante. "Nós não tínhamos estrutura nenhuma. Não havia campo para treinar. E para piorar, o Bruno Daniel não podia ser usado, já que o gramado havia sido danificado na época por causa do show dos Menudos. Então tudo isso foi dificultando nosso desempenho".

O jogador participou de 34 jogos nessa temporada, marcando 4 gols, sendo duas vezes contra o Palmeiras (2 a 0 em 7 de julho e 1 a 0 dia 2 de outubro), uma vez contra a Portuguesa (1 a 1 em 4 de agosto) e frente ao Juventus (2 a 1 dia 9 de junho). Ataliba citou na reportagem de Thiago Bassan , do Diário do Grande ABC o gol na vitória de 2 a 0 contra o Palmeiras. "Esse gol eu recordo. O Leão era o goleiro e usava camisas listradas em verde e branco. A partida foi em Mauá (no estádio Pedro Benedetti), porque nosso estádio não tinha condições de receber a partida. Ganhamos moral com essa partida. O time não era ruim, mas tinha alguns problemas, como lugar para almoçar. Treinava um dia num lugar, no outro dia, já tinha mudança",



Ataliba que comemora hoje 59 anos jogou também no Juventus-SP, Corinthians-SP, Santos-SP e Santa Cruz-PE. Parabéns, Ataliba!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário