quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Baú do Bellotti - Paulistão 83 - Recorde de público!

O ano era 1983, o segundo ano do Esporte Clube Santo André na elite do futebol paulista. O campeonato foi disputado por vinte equipes que foram distribuídas em quatro grupos de cinco equipes cada uma. Porém em sua primeira fase, todos jogavam contra todos em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os dois primeiros colocados em cada grupo.

O Ramalhão ficou no grupo D, ao lado de América, Comercial, Guarani e Palmeiras. A equipe era comandada por Jair Picerni e terminou o campeonato entre os oito melhores classificados. O jogo era válido pelo segundo turno da primeira fase. O Santo André tinha uma campanha de doze vitórias, sete empates e seis derrotas. O time Andreense vinha de quatro jogos de invencibilidade, onde se detacava uma vitória sobre o Santos pelo placar de 2 a 1 e uma goleada sobre o Juventus por 4 a 0.

Esse era o panorama de Santo André x Corinthians. O palco era o estádio municipal Bruno José Daniel em Santo André. E a grande resposta veio das arquibancadas. Um grande espetáculo protagonizado pelas duas torcidas que marcou um recorde de público que perdura até hoje no estádio. Foram 19.189 pagantes e 4.618 menores totalizaram 23.807 torcedores. 

Para coroar a data histórica, ao final do jogo o lateral direito do Corinthians Zé Maria, anunciou que aquela seria sua última partida como jogador profissional. No final do jogo foi carregado com muita emoção e lágrimas em um dia que ficou para a história do torcedor Andreense.

O Santo André jogou essa partida com Tonho, Marcos Cidade, Neto, Marajó e Soni; Elcio, Rotta e Jaiminho; Brinda (Gerson Lopes); Vanderlei e Marcio Fernandes. O Corinthians jogou com Solito, Alfinete (Zé Maria), Mauro, Vagner e Ronaldo; Paulinho, Biro Biro (Luis Fernando) e Zenon; Ataliba, Casagrande e Eduardo. O árbitro foi o sr. Roberto Nunes Morgado (também conhecido como "A Pantera Cor de Rosa"). O placar final do jogo marcou zero a zero. 

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário